Páginas

quinta-feira, março 18

AVATAR

Blogárgulas,

confesso que gostei do filme. Gostei porque desta vez o tempo que dura vale bem o que se paga, até porque não tem sido essa a tendência.
Desde que o filme saiu, tenho lido algumas coisas que se escreveram sobre ele, bem como ouvido as diversas opiniões.
Vamos pôr isto nos seguintes termos: de um lado, as opiniões dos críticos - aqueles gajos que respiram cinema, sabem tudo de cinema, mas nunca gostam de quase nada - do outro lado, as pessoas simples, como eu, que vão ao cinema para "encher o olho" e ver algo de diferente.


Neytiri - a amazona de 3 metros

Espremendo as opiniões, daquilo que li, 70% dos críticos achou o argumento fraco, só se safa pela nova tecnologia que permite dar vida a entes virtuais. Em relação às pessoas (do que ouvi, friso) diria que 50% gostou, 45% adorou e 5% achou uma perda de tempo. Tudo bem, é o sentir das pessoas, mas a verdade é esta - goste-se ou não, o filme facturou mais do que Titanic (1.8 USD bn), quase atingindo os 3 USD bn. Leo de Caprio teceu elogios a Avatar, considerando-o um filme envolvente pelas personagens e claro, pela espectacular tridimensionalidade colorida (eu é que disse isto, não foi o Leo, que deve conhecer apenas palavras com 3 sílabas, no máximo). Como nós, os 95% que gostaram do filme, Leo também espera agora pela sequela (que parece que vai ser uma prequela).



Jake Sully - tinha que ser um marine? No futuro, poder-se-iam chamar de Spacines ou Starrines. 
(Nessa altura nem deve haver água)

Foi o milagre dos pães, Jesus Jim: este magano, de um orçamento que rondou os 500 milhões de dólares, praticamente quintuplicou o valor! Se compararmos com custos de produção pesado, como Batman returns (185M), spiderman 3 (285M) e Piratas das Caraíbas (300M), o Jim deu um bigode!

Ah, depois há os aproveitadores  -  Um chinês (da China, mesmo) queria que lhe fosse pago o valor de 8% das receitas de AVATAR, por considerar que se tratava de um plágio de um conto seu publicado online em 1997. Parece que o tribunal na china não lhe deu razão...pode haver aqui lugar à terrível "vingança do chinês".

Seja como for, este filme tem dado que falar, quer pela parvoíce dos deprimidos que queriam viver em Pandora (que afinal foi mais um empolamento do que realidade), quer pela quantidade de "matchos" que gostaria de ter uma Neytiri à disposição.

A esses eu digo: nem com uma mulher de estatura mediana se safam, quanto mais com uma ágil e andrógina de 3 metros de altura...Ganhem juízo e tratem bem da mão direita, que ainda vai fazer muita falta, rapazes!

Hasta la Blista, baby!





Lopitus, the criticising bastard

Sem comentários: